segunda-feira, 16 de maio de 2011

EU

postagem referente aos dias 26 a 28 de Abril, 3 e 4 de maio

Afinal quem sou eu? Como me defino, faço escolhas? Que influências eu tive, tenho e terei na construção dos meus sonhos, desejos e vontades?
Partindo de questões como estas entramos esta semana na discussão do EU!
Inicialmente assistimos ao filme Frida e discutimos sobre como seus quadros expressavam seus sentimentos em relação a sí mesma e ao mundo! Os jovens falaram bastante de como ela era decidida e como se colocava firmemente quanto às suas convicções. Mas também de como fora controlada pelo marido e como foi entristecendo com o passar dos anos.
Mas a parte que mais pegou as jovens foram as 'pegadas' de Frida na adolescência. kkkkkkkkkkk
Na sequência assistimos ao filme Clube da Luta. A discussão foi sendo mais aprofundada e fui tentando relacionar a psicose de Edward Norton com a expressão pela pintura de Frida.
As jovens falaram muito da pressão da sociedade pelo consumo e da dificuldade em se fazer entender sobre o que não quer fazer da vida na relação com a família. Conversamos sobre como o meio em que crescemos e vivemos pode influenciar nossas escolhas e sobre quantas vezes queremos uma coisa não por querer, mas pra faezr parte de um grupo social. Os jovens colocaram questões cobre como o ter se sobrepõe ao ser, sobre a discriminação social que rola e faz com que eles queiram ter coisas pra ser vistos e aceitos!
Nesse processo foi muito tendente a entrada na discussão sobre o mundo do trabalho, sobre as diferentes formas de trabalho e tals.
Muitas expressões do tipo "preciso trampar pra ser alguém na vida" e a ausência de possibilidade de explicar o que é "ser alguém na vida" me fizeram refletir também sobre como nos coisificamos no mundo. Muitos jovens querem ser modelo, médico, veterinário... mas não fazem muita idéia do caminho a percorrer neste sentido! Outros ainda querem ser muito ricos, querem ter carros importados, casar com a loira da cerveja, com o Gianecchini, ter casa na praia, ser a familia doriana...
Então pra completar o processo de construção da cartografia do EU, fomos visitar a exposição 6 Bilhões de Outros, no MASP (essa parte aqui linca com a visita da Maria e do Valter). Visitamos também o Solo Sagrado, mas muito mais como local pra fazer as fotos que comporiam a cartografia, do que pelo lugar em sí.
Na exposição os jovens viram e ouviram as idéias de pessoas de tudo quanto é lugar do mundo sobre a vida, a felicidade, a morte, o amor, o trabalho, o medo... Tantas coisas que eles também pensam aqui no dia a dia, mas traduzido pelas mais diferentes culturas mundo afora. Para muitos foi belo, foi triste, foi bonito... Mas marcou poder ver pessoas tão simples quanto eles, vivendo uma vida como a deles, do outro lado do mundo com outra visão de mundo. Inclusive, haviam muitos gringos no MASP naquele dia e os jovens ouviram também os mais diversos sotaques, nas escadas, no elevador, nos salões...
Infelizmente também nos marcou o preconceito da segurança do MASP que ficou seguindo, sem razão aparaente, um grupo de jovens que estava no primeiro andar vendo obras da exposição sobre o romantismo. Mais um triste exemplo de que, nos espaços "nobres", mas também em outros locais, o pobre é visto como um potencial criminoso só por ser pobre...
Voltando ao Prainha os jovens iniciaram a construção de suas cartografias, onde colocaram as fotos tiradas no Solo Sagrado no centro de um universo de coisas que queriam ter ou ser na vida. Fazendo recortes de revistas foram compondo seus sonhos, vontades e idéias sobre o presente e o futuro!
O resultado esta aqui abaixo!

fotos logo mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário