segunda-feira, 11 de julho de 2011

EU

As discussões sobre o EU se iniciaram com a projeção do filme Frida, sobre a vida de Frida Khalo.
Questões tratando sobre quem somos, o que queremos ser, como nos enxergamos e como a sociedade influencia nossas escolhas e valores permearam a discussão posterior. Em muitos momentos as jovens relembram comerciais ou novelas de TV pra lembrar o que querem ser ou ter na vida, o que demonstra muito do poder de influência desses sobre a vida dos jovens. Desejos como carro, moto, mansão, roupas, ser empresário, ter um namorado bonito, ser médica, ser feliz, etc, foram os mais relatados como sonhos para a vida... mas quando a questão era como chegar lá o silêncio e a dúvida imperavam...
Nesse momento da discussão fomos até o Solo Sagrado, com objetivo de sair um pouco do espaço da ONG e fazer a discussão num 'terreno neutro', até porque foi esta a semana da noticia e discussão sobre o aumento do prazo para inicio da bolsa trabalho. Também aproveitamos esse espaço para fazer fotos dos jovens que posteriormente comporiam um mural de sonhos, onde os jovens deveriam colocar em torno de suas fotos imagens que simbolizassem o que queriam ser ou ter na vida.
Como continuação das discussões fomos visitar a exposição 6 bilhões de outros, no MASP. A ideia foi apresentar outros valores e ideais do que 'ser' na vida, partindo de sonhos, valores e realidades de pessoas dos mais diferentes lugares do mundo.
Na sequencia da discussão a reflexão sobre a atuação na sociedade e sobre a importância de ser responsável em suas decisões e ações, tomando por principio a ética filosófica. Nesse sentido procuramos valorizar os ganhos não-materiais como importantes na formação pessoal de cada jovem. Mas em muitos momentos a discussão demandou entrar nas questões de mundo do trabalho, pelas jovens estarem passando momentos conflituosos em casa, por conta dos pais cobrarem que eles precisam “ser alguém na vida”, o que também rendeu discussões.
Enfim, produzimos um mural de sonhos, onde os jovens colocaram em torno de suas fotos imagens ou frases do que queriam pra vida. Na página da Turma da Tarde tem relato e fotos da produção jovem.










Nenhum comentário:

Postar um comentário