sábado, 5 de março de 2011

QUEM É VOCÊ, QUEM SOU EU!?

E a segunda semana começou a todo o vapor!


Na terça, 1º de Março, tivemos a nossa primeira saída, indo ao 1º Encontro Público da 6ª Edição do PJU! Já enfrentamos de cara o maravilhoso modelo de transporte coletivo da cidade, com uma dificuldade chata pra carregar os Bilhetes Único e o tradicional busão lotado! Quem subia na lotação do Terminal Grajaú pelo caminho, não pode evitar demonstrar espanto ao ver o nosso grupo de jovens entupindo a lotação!

Sossegad@s, mas ansios@s, chegamos, um cadim atrasados (que o diga a jovem Ariane que ficou esperando o grupo no ponto do Carlos Ayres), ao nosso destino: a Casa de Cultura Palhaço Carequinha, onde o Alan, o Sequelle, o Magno e o Valther tocavam um cadim de MPB, Forró e afins, pra quebrar o gelo e animar a turma de 120 jovens das quatro organizações que realizam o Programa Jovens Urbanos no Grajaú. Não parecia haver gelo algum, pois o povo da Vento em Popa era uma animação só no fundão do auditório e quase tod@s conversavam... Mas ninguém quis dançar!

A galera curtiu bastante a sketch de teatro com o César e as falas dos jovens sobre o programa, por que “torna a coisa mais próxima”. Após as explanações sobre o desenvolvimento do programa e o procedimento das bolsas, a galera se soltou um pouco mais pra curtir o pessoal tocar mais algumas músicas! Ao final do lanche, na saída, papeamos rapidinho sobre o retorno pra casa e acertamos que ia cada um pro seu rumo! Caminhamos juntos até o ponto do Carlos Ayres, onde alguns jovens ficaram pra tomar o caminho de casa e outr@s seguiram até o Terminal Grajaú!





Na quarta, 2 de Março, momento fatídico de cada um@ conhecer e se apresentar ao grupo! Fatídico foi só pra dar clima, porque demos muita risada no processo das apresentações! Toda a equipe do Prainha participou e, aproveitando a atividade de cartografia realizada no processo de formação dos educadores, convidamos os jovens a se encontrarem por afinidades no grande grupo: time que torce, filme que gostou, local de origem da mãe, bairro onde mora, estilo musical que curte e religião, foram as temáticas que uniram e separaram os jovens, momento a momento na apresentação! Todos tinham uma tarjeta aonde iam anotando suas preferências, o que facilitou depois o processo de se apresentar pra geral!

Após a apresentação conversamos um pouco sobre diversidade e respeito mútuo. Na sequência ouvimos a música ‘O Processo’ do BNegão e discutimos um pouco sobre a ansiosidade, que tod@s sentimos no início de um processo tão intenso e complexo, e como são importantes a calma, a avaliação e a reflexão. Depois fizemos a apresentação do funcionamento do programa no Prainha e explicamos os procedimentos das documentações para a bolsa, esclarecendo possíveis dúvidas. Por fim avaliamos o encontro e a apresentação!






Quinta, 3 de Março, foi a hora de estabelecer os acordos coletivos de convivência! Ouvimos e falamos um poço sobre a música ‘Do It’ do Lenine, pra aquecer e deixar clara a proposta. Depois lemos o texto ‘Direito ao Palavrão’. Dividid@s em cinco grupos, @s jovens discutiram os horários de entrada, tolerância e saída; convivência e processos de decisão; uso dos materiais e equipamentos; uso do celular e computadores; lanche e organização do espaço. Após a discussão nos pequenos grupos, as definições foram colocadas na roda, com a geral reunida, a fim de discutir as propostas! Véio, que debate! Nem deu pra fazer todo o programa do dia! Foram, no total, duas horas e meia de discussão até chegar aos acordos do grupo! Infelizmente, nem tod@s se colocaram, ainda! Argumentando sobre a coerência, ou não, das propostas apresentadas, tod@s @s participantes, educador e educand@s, tinham o mesmo direito de voz e poder de decisão. Os acordos só eram considerados válidos quando havia consenso no grupo.  E houve! Fechamos 35 acordos de convivência pautando situações gerais e específicas do dia a dia! Em seguida distribuímos as cartas e lista de documentos para a bolsa auxílio e encerramos a atividade, já às 17h30! 




Rá!

2 comentários:

  1. Estou gostando muito do projeto jovens urbanos #)~

    ResponderExcluir
  2. que bom que vc tá curtindo, Keyla!

    pô, Camila, sem foto num dá! não basta contar temos que mostrar!

    e foto de pose de Orkut não vira né!? rsrsrs

    ResponderExcluir