domingo, 20 de março de 2011

Pela liberdade de expressão e LIVRE comunicação !

Postado -  Kleber Luis.  

Nos últimos dias os/as jovens do PJU passaram por diversas reflexões e produções sobre a comunicação e o livre direito de expressão, o feriado de carnaval quebrou um pouco a rotina da semana, estávamos tod@s no ritmo das festividades, mas seguimos em frente, pois, a caravana passa e a rotina recomeça, e para dar o start nas discussões assistimos o filme “Uma onda no ar ”, que retrata a luta dos moradores para construção da Rádio Favela, aborda também o contexto periférico com todos seus problemas sociais que assolam nossas vidas e permeiam nosso cotidiano como: o crime, tráfico de drogas, discriminação social, racismo  e a falta de liberdade de expressão.


A partir do filme @s jovens foram convidad@s a explorar, produzir e conviver junt@s, e para iniciar esta produção, fomos conhecer a Rádio Heliópolis no dia 15/03, pontualmente como o sol as 8hs, saímos rumo ao outro lado da zona sul, o lado sudeste da cidade – e para minha surpresa a turma da manhã se multiplicou, os jovens que entraram no programa a partir da rotatividade iniciaram tod@s nesta terça feira, então, tod@s a bordo seguimos viajem, e que viajem!
A trajetória foi longa do Jd Prainha com destino ao Terminal Grajaú (30 minutos), no Terminal embarcamos no ônibus Vila Mariana com destino ao metrô(1hr30minutos), do metrô Vl Mariana baldeação na estação Ana Rosa de lá para o estação Terminal Sacomã (40 minutos),após 25minutos na fila de espera embarcamos na linha 5031-10 Vl Arapua que em (25 minutos) nos deixou próximo a Rádio Heliópolis. Essa trajetória rendeu belas reflexões sobre transporte público, a indignação é forte quando se passa por isso todos os dias, depois de algumas longas horas (aproximadamente 4hr de viajem) chegamos. 


A multidão de jovens tomando a cena do cotidiano movimentado de Heliópolis chama a atenção de tod@s pelas ruas, logo paramos em um bar, todo bairro com contexto de periferia tem um, e é o melhor lugar para saber se é bem vindo ou não, então perguntamos para uma das pessoas que via o tempo passar na mesa de bar – onde ficava a rádio? Logo a pergunta que não quer calar, “quem são vcs”? Somos do Grajaú viemos conhecer a rádio, o companheiro responde – “Tá em casa, desce a direita, sobe a esquerda, vira ali, sobe pra lá e chegou...”, logo percebemos que éramos bem vind@s, mas seria mais fácil localizar a rádio por sua antena, que é enorme, então seguimos o rastro do som e enfim chegamos.
Fomos recepcionad@s pelo Rogério, que nos mostrou a rádio e até participamos de um programa ao vivo, os jovens deram seu recado e o Pedro ate mandou uma rima de improviso, foi bem louco, após a participação do programa o Rogério nos contou um pouco da luta pela implementação da rádio, como teve inicio e as barreiras que enfrentaram com a Anatel e a Polícia Federal, que inclusive chegou a fechar a rádio por um tempo, mas isso são águas passadas, hoje a rádio tá aí firme e forte na cena, mandando pro Ar a verdadeira voz do povo.


Retomando o trabalho em nosso QG, voltamos para um processo de reflexão e produção sobre a exploração vivida, mas primeiro uma integração entre as pessoas que chegam, por meio de uma dinâmica – teia da ligação, abarcamos os novos jovens para compor o time do PJU, com uma apresentação dos jovens que estavam desde o inicio sobre o que já tinha rolado até o momento, e para os novos uma apresentação sobre as suas expectativa do programa.
Agora tod@s no mesmo barco, chega o momento de por a mão na massa, fizemos as discussões sobre a vivência e produção, falamos das possibilidades de produção, e os jovens escolheram a postagem na página do blog da turma da manhã, produziram textos coletivamente, cartazes e deixaram registrado um pouco de suas produções (pagina TURMA DA MANHÃ DESTE BLOG), os debates nos grupos foram quentes com posicionamentos bem definidos, e a produção dessa galera foi intensa.


Os registros no blog deram margem para mais uma produção inspirados no que vivenciaram na rádio Heliópolis sugeri a realização de um programa de rádio como forma de apresentação do trabalho dos grupos para toda turma. E com muita vergonha e timidez a galera foi comprando a ideia, fizemos um programa de entrevistas sobre suas reflexões, as temáticas foram variadas Violência Social, Liberdade de Expressão e a funcionalidade do rádio na sociedade.

click para ouvir o programa!

Latest tracks by user1724335


Uma semana muito produtiva, e é só o começo !


Nenhum comentário:

Postar um comentário