sexta-feira, 9 de setembro de 2011

É a Mardita da Dorga!

O Assunto é sério mas a abordagem é complexa. Então a gente brinca! Pena que o tempo foi curto (maldito feriado!)
Como discutir drogas sem cair na hipocrisia moral que separa as drogas em socialmente aceitáveis e ilegais, e mais ainda se contar as drogas da felicidade da medicina moderna...!?
O caminho escolhido então foi discutir as drogas amplamente, considerando o que seria, talvez, mais acessível: cigarro, álcool, maconha, cocaína, ecstasy e crack... E trabalhando em uma perspectiva de pensar no que é que é tão atraente nos químicos, quais as experiências que já rolaram, pra entrar no debate das consequências e das perspectivas sócio-políticas do uso de drogas.
E claro que partindo do meu próprio centro de experiências eu caí do cavalo, porque lança perfume, por exemplo, ainda é uma coisa, infelizmente, cotidiana!
Mas fomos!
Iniciamos com o filme "Kids", de 1995, mas ainda atual...
Aproveitando a trama entramos na discussão das experiências que os jovens tiveram, por qualquer motivo, comparando a momentos do filme, tomando como mote as consequências e riscos em que as pessoas se colocam ao misturar drogas, ou aos efeitos que deixam as pessoas fora de sí, incapazes de compreender ou reagir ao que acontece a sua volta.
Levantamos efeitos e reações nas experiências e em artigos sobre drogas do site Brasil Escola, comparando e apresentando os riscos potenciais.
Mas é muito recorrente nos argumentos as partes 'divertidas' do uso, seus 'benefícios', como desinibição, alegria, calma, esquecer os problemas; que muitas vezes faltam ao cotidiano...
Outras colocaram ainda a questão de uso de estimulantes para pensar, refletir e também do uso religioso e medicinal da maconha, por exemplo.
Discutimos então as drogas como ferramenta de controle social, tornando as pessoas apáticas e dependentes, sem capacidade de reação aos problemas sociais e políticos, bem como dependentes de uma felicidade induzida, que não se concretiza no dia a dia de trabalho, escola, família, comunidade, etc., por inúmeros fatores.
Nesse ponto, embora isto seja uma avaliação muito externa e hipotética, parece ter havido uma 'queda de ficha', pois muitos jovens ficaram pensando e houve uma certa pausa na discussão.
Conversamos então sobre os movimentos de jovens que se opõe ao uso de drogas em geral como os Straight Edges, ligados ao movimento punk, e os Jovens Alconscientes, de Heliópolis.
Por fim surgiram reflexões de preocupação com o uso e outras de reafirmação do uso... uma discussão difícil...
Enfim produzimos alguns cartazes (foi falta de ideia melhor, mesmo) de uma tentativa de conscientização sobre o uso de drogas... o que também se revelou difícil, já que num mesmo grupo haviam afins e contras o uso por qualquer motivo, meio termos e outras conotações...




Nenhum comentário:

Postar um comentário