segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cola,tesoura, figuras,zines + EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

após muita discussão, visitas as escolas públicas e ao núcleo de consciência negra - usp, finalizamos nosso material de educação, a produção dois zines, que evolveram um processo artesanal bem bacana - no bom e velho estilo faça você mesmo, com cola,tesoura, figuras e uma boa ideia na cabeça!!! 

vejam os resultados. 






Diante de toda essa produção a turma também produziu uma carta com suas reflexões sobre a escola pública, e opinião dos alunos entrevistados, a carta foi encaminhada a Secretária de Educação ao Professor Samuel A. dos Santos. 

São Paulo, 14 de Setembro de 2011.
A/c
Professor Samuel A. dos Santos.

Carta à Diretoria de Ensino – D Sul 3 escrita pelos jovens do Programa Jovens Urbanos 6ª edição da comunidade assistência Jardim Prainha.
Por meio desta carta, nós, do Programa Jovens Urbanos da Comunidade Assistencial do Jardim Prainha, viemos informar aos senhores (as) o resultado de uma pesquisa que fizemos sobre “Educação” no período de três semanas realizamos algumas discussões sobre o ensino público, privado em todos os níveis, ensino regular e superior, em dado momentos da pesquisa realizamos um trabalho de campo nas escolas e no Núcleo de Consciência Negra Usp – que é centro de estudos que busca inserir discussões sobre a inclusão de afrodescendentes na universidade pública, o NCN – também mantem um cursinho popular para afrodescendentes dentro da cidade universitária.
A Comunidade Assistencial Jardim Prainha, entidade sem fins lucrativos, criada em 26 de Outubro de 1999, com o objetivo de propor espaços para articulação e desenvolvimento da comunidade local. Em 2009 a associação JD Prainha como ONG executora recebe  Programa Jovens Urbanos(PJU) que é uma iniciativa da fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC (Centro de estudos e pesquisa de educação, cultura e ação comunitária) em parceria com os distritos selecionados no município de São Paulo. O objetivo central do Programa é expandir o repertório sócio-cultural de jovens de 16 á 20 anos e 11 meses, moradores das regiões metropolitanas em situação de vulnerabilidade de maneira a contribuir para processos de desenvolvimento juvenil do ponto de vista individual e coletivo e a ampliação de suas condições de inserção no mundo do trabalho.
Contatos com as escolas.
Definimos em grupo que para realizar a pesquisa visitaríamos duas escolas da região em períodos diferentes manhã e noite, pré-definimos em grupo que a escola a ser visitada no período da manhã seria a E.E Profª Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza e no período noturno a E.E Profª Maria Luiza de Andrade Roque.

Entramos em contato com as escolas para que pudéssemos fazer a pesquisa, agendamos horário para irmos ás escolas. A primeira escola que pensamos em ir foi a E.E Profª Maria Luiza de Andrade Roque, mesmo marcando hora com o coordenador Daniel não fomos bem recebidos pelo Vice - diretor Pedro, para entrarmos e dar continuidade á pesquisa, ele alegou que para entrar na escola teríamos que apresentar um projeto (sendo que para fazermos o projeto precisaríamos da pesquisa que seria feita na escola) tentamos argumentar com o Vice diretor e fazer com que ele nos atendesse, mas sem sucesso, acabou não deixando que entrássemos na escola para falar com os alunos, por este motivo desistimos de fazer a pesquisa nessa escola.    
Com a impossibilidade de realizar a pesquisa na escola E.E Profª Maria Luiza de Andrade Roque decidimos tentar contato com a escola E.E. Plinio Salgado, nesta escola não quiseram nem saber do que se tratava nossa pesquisa.
E por ultimo as escolas E.E Profª Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza e E.E. Condominio Carioba Recanto Marisa, que fomos muito bem recebidos pela secretaria, conseguimos entrar nas escolas e fazer a pesquisa com sucesso. Ficaram entusiasmados e gostariam de ver o resultado da pesquisa quando terminássemos.
Sugestões e críticas sobre as escolas.
 As questões mais abordadas com os alunos, professores e funcionários foram sobre “o que falta na escola para melhorar a educação”, “o que tem de bom na escola” e “como é o ensino”, e como é a relação entre os professores, alunos e escola.
Por questões de segurança resolvemos preservar a identidade dos alunos e professores que cederam as informações para nosso trabalho.

O que falta!
Ø  Falta de materiais didáticos, de esporte e equipamentos como computadores, som e projetores na sala de aula. 
Ø  Falta de segurança nas escolas com relação a má iluminação, equipamentos de primeiro socorro e extintores.
Ø   Aspecto físico interno da escola tem diversos problemas, salas superlotadas, banheiros não tem água, não tem laboratório de química, teatro, um laboratório de informática que possa ser utilizado pelos alunos, piscina e aula natação.
Ø  Ambiente escolar com mais excursões educativas (museus, teatros e etc.) e aulas mais atrativas que motivem os alunos a frequentar a escola.

O que tem de bom!
                    ?

Como é o ensino!
Ø  O ensino oferecido pela escola não possibilita que os alunos encontrem um emprego satisfatório, por conta de ser defasado.

Relação entre alunos e professores!
Ø  Diversos problemas com relação a comunicação entre os alunos,  professores e até diretores as informações fundamentais e comunicados são avisados em cima da hora, ou com a data vencida.
Ø  Diversos problemas de desentendimento entre alunos e professores, ofensas constante, baderna e falta de interesse de ambas as partes.
Ø  Falta de motivação de alguns professores para executar seu trabalho. 

Sugestões à secretária.
 Sugerimos a secretária que disponibilizem profissionais para ir ate as escolas públicas ouvir os alunos, professores e funcionários, sobre os problemas enfrentados no dia a dia escolar, e apresentar soluções para melhorar as relações entre professor e aluno, os problemas de infraestrutura da escola, e materiais didáticos. 
Pedido
Visitamos duas escolas da região do Grajau e tentamos contato com mais outras duas, encontramos em todas as escolas que visitamos algumas dificuldades tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos professores e funcionários da escola, de alguma forma identificamos alguns problemas que relatamos acima, gostaríamos de obter informações sobre as providências que a secretaria pode tomar para solucionar os problemas encontrados na escola. 
Conclusão do grupo.
Por fim, podemos observar que os próprios alunos, e alguns professores não estão satisfeitos com o ensino e a escola em si, eles esperam que o ensino e a segurança da escola e dos alunos ainda possam ser salvos.
Esperamos obtermos respostas satisfatórias sobre as providencias tomadas.
Atenciosamente.
Agradecemos a Atenção:
Programas Jovens Urbanos da Comunidade Jardim Prainha.
Participantes – Alcimara, Ana Caroline, Daniel, Daniele Mayara, David, Dhou, Gislaine, Henrique, Julio Cesar, Karine, Lays, Leticia, Liliane Rodriguês, Lizandra, Natalia, Pedro, Priscila, Rafael, Renata, Tuany.   
Obs.: Além desta carta  ser encaminhada á Secretaria do Ensino e escolas pesquisadas,  publicaremos a carta em nosso Fanzine que  distribuiremos aos alunos, bairros  e também em nosso  blog www.pjuprainha.blogspot.com.

foram para esta atividade, entregar a carta a diretoria de ensino - Dsul-3 10 jovens no dia 14-09-2011.  

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