sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Somos tod@s diferentes... e daí!?

Como ultima discussão antes de entrarmos no período de projetos resolvemos discutir sobre discriminação e preconceito. Um discussão complexa e ampla, que nos levou a falar desde racismo até discriminação religiosa, passando por discriminação sexual. Começamos assistindo ao documentário 'Zumbi Somos Nós', mas, infelizmente sem grandes resultados com os jovens, que acharam o filme 'muito lento'. O dia também parecia não estar pra discussões: a turma tava muito distante e qualquer assunto era mais interessante do que a discussão em si.
Tanto foi que o processo não prosseguiu.
No dia seguinte tentei de novo! Utilizamos o filme 'Besouro' e dessa vez a galera deu mais atenção ao processo, se atentou ao filme e seguimos a discussão, tanto do processo de escravidão no Brasil, da posterior 'libertação', da discriminação religiosa, etc..
Neste dia construímos a linha histórica do surgimento das religiões, das influências de uma sobre a outra, de como existem semelhanças... O objetivo era desconstruir o preconceito existente entre os jovens de diferentes religiões, por conta dos processos históricos e midiáticos que atuam sobre as religiões.
Na terça seguinte, fomos ao Museu Afro-Brasil 14 jovens presentes + 1 jovem que sou eu, conhecer um pouco da história do povo afrodescendente no Brasil, onde tivemos três conversas com a educadora: sobre a vinda dos africanos para o Brasil, sobre o desenvolvimento dos trabalhos e arte e sobre a constituição religiosa.
Voltando à sede, no Prainha, produzimos novas fotonovelas, sob o tema de discriminação e preconceito.
Infelizmente eu perdi o pen-drive onde estavam as produções jovens e não tenho possibilidade de postar os trabalhos aqui.
As fotos serão postadas logo mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário