sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Micros... mas são projetos!

Como início do novo período do Programa tratamos com as jovens de fazer pequenos projetos, de um dia de execução, com objetivo de sentir um pouco como é esse momento do PJU.
Como nós não somos mágicos, nem semideuses, que já têm os projetos todos prontos desde a primeira semana de Programa, resolvemos quebrar a cabeça honestamente e viver o processo junto com eles!
Começamos com uma explicação do processo de projetos, franca e clara, sobre como a coisa vai funcionar a partir de janeiro, assim como o processo se dará neste período.
Realizamos então uma tempestade de idéias e a divisão dos grupos de trabalho. Surgiram três grupos: um grupo bastante focado no que queriam fazer, outro com algumas divergências de como e outro que eu chamaria de grupo mãe... cabia todo mundo, inclusive os que não sabiam o que estavam fazendo ali! Mas beleza, começo é assim...
Surgiram então, três projetos: Oficina de Stencil; CineDebate; Campeonato de Futebol!
O desenvolvimento se deu um por vez, em cada dia de encontro.
Primeiro a galera produziu os orçamentos, que podiam ser de até R$ 50,00, e saíram pra comprar os materiais! Pegaram as notas, trouxeram os trocos tudo certin! Pra realizar esta ação os jovens tiveram de ir até o centrinho do grajaú, pra fazer compras e orçamentos, num total de 14 jovens que saíram em exploração!
O Primeiro foi o projeto de Stencil, com trabalho de produção das imagens, recorte, e graffitt nas paredes da associação! Foi bem organizando, prestação de contas perfeita, faltou um pouco de participação de alguns membros...
A galera até brigou pra pegar o estilete (e não foi pra ameaçar ninguém, viu ô sem graça) pra cortar o trabalho e pintar!
Na quarta foi a vez do trabalho de CineDebate!
A galera divulgou o trabalho, mas infelizmente não rolou o filme Tapete Vermelho, que o educador panguou e não conseguiu arrumar. As jovens então passaram a comédia Esposa de Mentirinha e o infantil Smurfs. Colaram até umas crianças da comunidade pra assistir! Foi bem organizado, rolou pipoquinha e refri, prestação de contas (quase) certinha, mas deu tudo certo depois, grupo interado, participativo...
Por fim, foi a vez do campeonato!
Esse deu o que falar. Durante a elaboração os meninos não queriam as meninas participando e deu mó debate. As meninas exigiram seu espaço. E conseguiram!
Foi master divertido! A mulecada jogou muito, rolou olé, muitos gols, alguns tapas, jogadas de efeito e de defeito, a Rita lutando caratê com a bola...
A galera deste projeto também foi massa: orçamento perfeito, materiais certinhos, organização deu uma balançada mas rolou de boa, diversão garantida!
Seguem abaixo algumas fotos do processo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário