terça-feira, 22 de novembro de 2011

a construção dos projetos

Eita período tenso!
Foi um mês de discussões, ideias, criações, destruições, injuriamentos, empolgações...
O período começou com uma tempestade de ideias, onde levantamos coisas que os jovens gostariam de fazer na comunidade. Vimos o que se aplicava ao programa e quem gostaria de participar em cada projeto.
Surgiram nove ideias, que foram sendo afinadas, adequadas, até que ficaram quatro ideias: um fanzine de fotografia, a revitalização de uma praça, mostra de fotografia sobre o bairro e um campeonato de futebol.
Com isso em mente começamos a destrinchar as ideias: o que queremos fazer? por que? pra quem? como? onde?
Essas simples perguntinhas criaram toda uma reflexão sobre a realização dos projetos, a fim de que não fossem somente ações jovens, mas fizessem sentido para a comunidade onde estamos.
Pedacinho por pedacinho, fomos reunindo material, agregando informações, pensando e repensando as ideias...
Quando a primeira leva de projetos iniciou seus orçamentos, um grupo que não estava agregado a nenhum projeto se reuniu em torno de uma nova ideia: discutir sexualidade com jovens. 
Refiz todo o processo inicial com este novo grupo, que começou a esboçar a ideia, considerar as questões. Discutimos, elas escreveram, reescreveram... Mas não vingou!
Infelizmente, a galera dispersou e o projeto não foi adiante.
Os orçamentos foram a parte mais complicada. Os jovens não assimilavam a ideia de ter que ver preços de coisas três meses antes de comprá-las. Mesmo eles fizeram, saíram, consultaram, erraram, refizeram e concluíram os orçamentos.
Mas pense bem, se pra fazer um eles tiveram alguma dificuldade, imagine o pedido de três lugares diferentes pra fazer o mesmo orçamento? Aliás, isso, nem nós educadores entendemos muito bem. Era bastante complicado ter o nome das lojas e orçar as mesmas coisas. Algumas coisas havia num lugar e não em outro. outras eram complexas demais pra achar mais de um lugar pra orçar, como gráficas.
Essa foi a parte mais complicada, nem era a mais difícil, mas foi complicadinha!
Findos os orçamentos, passamos às conclusões dos projetos.
revisamos textos, relemos as ideias, comparamos com o roteiro enviado pelo Cenpec e batemos o martelo!
Para finalizar o processo fizemos a Banca do Prainha!
Cada turma fez uma apresentação do seu projeto para uma banca composta pela Coordenadora, pelo Educador do outro horário e por um jovem do outro horário. Tiveram de explicar os projetos, da mesma forma que será feito na banca do Cenpec.
Foi um processo interessante, surgiram bons questionamentos, ideias e críticas.
Com isso fomos para os computadores e fechamos os projetos!
Tem algumas postagens jovens sobre o período na parte do Blog Jovem, da turma da tarde.








Foram 16 jovens que saíram para realização de orçamentos!


Três jovens, do projeto Click Você Também, tiveram uma segunda saída.

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