sábado, 23 de abril de 2011

Plano Jovem

Nesta semana os jovens puderam dizer à organização do programa o que esperam e o que querem que o programa desenvolva nos dez meses de formação delas.
De início os jovens realizaram uma organização especial do espaço da associação para receber a educadora Drika. Prepararam lanches, arrumaram o espaço e organizaram uma apresentação do que já haviam feito no programa a partir do blog. Como o início demorou um poucoo, realizamos a eleição dos representantes da turma. Numa disputa acirrada, por apenas um voto de diferença, Lucas foi eleito representante e a vice representação ficou com a Laura. A Drika chegou e começou a papear com os jovens e iniciaram a apresentação de todos.


A apresentação foi feita de modo simples, com cada um dizendo seu nome e idade. Logo em seguida as jovens Laura e Lucas realizaram a apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Partimos então pra tempestade de ideias, onde os jovens puderam dizer livremente o que gostariam de fazer no programa.


No geral os jovens esperam muito pelas explorações, não tendo muito parâmetro pra se colocar em relação às experimentações e expressões. Claro que surgiram ideias de experimentações e expressão. Mas em número muito inferior. As definições dos locais pra visitar, das coisas pra fazer, ficaram em sua maior parte nos termos genéricos. Museus, lugares históricos, espaços culturais, parques de lazer e de diversão, foram os mais sugeridos pelas jovens. Mas também surgiram oficinas de teatro, de dança, de graffiti, de fotografia, fazer jornal de bairro, oficinas de artes, entre outras. Até necrotério surgiu! Brrrrr!


Logo em seguida fizemos um grande lanche coletivo com os preparos dos jovens. Elas prepararam bolo, salsicha ao molho, pão com patê, Huuuuuuuuuuuuuummmmmmmm!
Difícil foi voltar pra atividade depois!
A Elaine preparou uma apresentação bem simples no flipshart, com tarjetas coloridas, onde apresentava os eixos do programa, os parceiros, a proposta e o desenvolvimento do trabalho. Acho que foi a primeira vez que os jovens entenderam de verdade uma apresentação sobre o programa na 6ª edição.


Muitas das sugestões das jovens são pertinentes à proposta do programa. No geral as diferenças ficam por conta do que os jovens colocam como momentos de lazer, ou seja, lugares onde eles gostariam de ir só pra curtir, como o Playcenter. Alguns chegaram a brincar que o programa é muito mais trabalhosos do que eles esperavam. 
Os jovens colocaram alguns temas que, inclusive, já temos abordado no dia-a-dia: sexualidade, gênero, trabalho, preconceito, entre outro. Como temas mais específicos de trabalho surgiram comunicação, artes, expressão, corpo, entre outros. Alguns temas mais transversais, como conhecer a história da cidade também surgiram, um tanto genéricos.


Por fim fizemos a conversa sobre o acompanhamento, já que a eleição dos representantes já havia sido feita. As jovens propuseram o seguinte plano: antes de ir ao comitê jovem, o representante vai se reunir com a turma e ver quais são as demandas, propostas e resmungos que os jovens querem que seja levado ao comitê.


Após o encontro a turma também se reunirá para ver quais são os retornos, encaminhamentos e informações que o representante traz.
De acordo com os jovens o ideal é o comitê se reunir uma vez por mês, por conta da demandas pessoais do representante, que ficaria sobrecarregado com o trabalho, a escola e a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário