sábado, 23 de abril de 2011

"Sexo Oral"

postagem referente à semana de 5 a 7 de abril

Após uma semana de trabalhos intensos e mentes fervendo o papo foi praquilo que "mesmo o padre eterno que nunca foi lá, olhando aquele inferno vai abençoar"! Por conta do aperto no tempo propus às jovens que dissessem o que tinham vontade de discutir no grupo... Resposta: Sexualidade!
E Fomos nós!
Inicialmente fizemos alguns acordos sobre a intimidade de cada um, porque era bem provável a coisa virar um chat sobre as práticas sexuais de cada um. E também sobre a liberdade de opiniões, afinal iam entrar em discussão alguns temas que dão o que falar: Gravidez na adolescência, aborto, virgindade, anticoncepcionais, preservativos e sexo (mesmo) & saúde, por que afinal falar só das burocracias é chato pra burro!



Começamos por uma discussão que foi divertida e tensa ao mesmo tempo: O desenvolvimento da sexualidade! Afinal, quando nos tornamos homens e mulheres; que partes do ser homem e do ser mulher é intrínseco e qual é construída socialmente; opção sexual: será que é escolha; tarefa de menino e tarefa de menina: como assim; foram algumas das questões que nortearam a discussão. Valeu até o educador vir de saia pra propor a discussão: o que me faz menino ou menina?




A abertura para a discussão foi muito bacana e todos puderam se colocar, inclusive sobre sua orientação sexcual e crenças, sem com isso gerar desconforto no grupo ou pra si mesma...
O papo foi ficando bão e descambou ladeira abaixo nas discussões posteriores: gravidez na adolescência, aborto, responsabilidades no relacionamento... aí o papo esquentou de vez!
Várias argumentações, de quem tem filho, de quem optou por não ter, de quem perdeu, de quem não quer ter... E na hora de falar sobre quem manda em casa, e por que, outro debate!




No dia seguinte, a discussão foi sobre os métodos contraceptivos, as DSTs e, claro que eles e elas não iam deixar isso de lado(!), as práticas sexuais! Sobre os métodos contraceptivos, fora alguns mitos como usar duas camisinhas é mais seguro, a galera até manjava bastante, entendia a importância e os processos. Mas no caso das dúvidas práticas, rapaz, saiu cada pergunta! E, claro, os boatos de sempre: masturbação deixa impotente? É errado? Faz mal?


Por fim, após dois dias de longas conversas, os jovens produziram alguns zines à mão, para passar um recado sobre o que eles acham importante dizer sobre o desenvolvimento sexual na juventude. Estes zines serão postados na página das jovens, Turma da Tarde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário