segunda-feira, 25 de abril de 2011

Plano Jovem - Manhã

No dia 14/04 a turma da manhã do Pju 6° edição fizeram suas sugestões e puderam indicar aquilo que querem para sua formação no programa, tivemos a presença do Educador Paulo do Núcleo Lagoa de Heliopolis, segundo as/os Jovens "foi a vez do troco" depois de passarem 4hrs dentro do transporte coletivo para chegar ate a Rádio Heliopolis, nada mais justo do que vim alguém de Heliopolis para fazer a atividade conosco, como sabemos que o percurso é longo, o atraso é mais do que justificavél. 


Para o inicio do dia organizamos um café cultural regrado de muita comida boa e poesia alimentamos o corpo e a alma, tod@s participaram , inclusive o Paulo que lançou de improviso uma poesia dos tempos da escola.


Bem alimentados(corpo e alma) e com inspiração para um dia intenso de trabalho começamos as atividades, o Paulo iniciou os trampos fazendo uma apresentação dele para os jovens e dos jovens para ele, de uma forma bem irreverente ele conseguiu quebrar o gelo e a vergonha da turma, isso facilitou muito o andamento das atividades, logo passamos para a atividade do "J" os/as jovens fizeram as sugestões livremente sobre o que tinham como expectativa sobre o programa. Utilizamos targetas e logo o quadro com a letra "J" foi  ficando colorido e cheio de propostas.



logo passamos para a apresentação do programa, a Elaine Coordenadora do programa no prainha, de uma forma bem didática foi desvendando cada palavrinha que embola nosso celebro, "Trajetória âncora" , "experimentação", "inventiva" - Que porra é essa Kleber? a pergunta que nunca cala, e que naquele dia pode ser aprofundada, e com calma ser "explorado" cada significado. 



logo após a apresentação e discussão sobre o formato e termos técnicos do programa, passamos para a discussão sobre o "U", união das propostas do programa as expectativas dos/as jovens. Visualização das propostas todas as targetas ao chão e foi hora de falar a real. Percebemos que muitos dos apontamentos dos/as jovens eram com relação a infraestrutura do espaço da associação, e com relação aos computadores que estão ultrapassados. 


Os apontamentos abriram a possibilidade de falarmos sobre a reforma do espaço e sobre as condições da associação, sendo assim precisamos de paciência ate a finalização das obras, e logo menos teremos um espaço próprio para o desenvolvimento das atividades do programa. 


A ultima parte do plano jovem foi a eleição para o representante - que após algumas discussões sobre política(postaremos logo logo as produções da turma sobre estas discussões) foi feita a escolha da Liliane Rodrigues para ser a representante da turma, com a consciência de que esta representação é horizontal e que não significa poder sobre o grupo, e nem diferenciação entre os demais companheir@s e sim uma forma de colocar e defender de forma democrática as demandas deste grupo no qual ela também faz parte.

                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário