sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Consumir Sim, Mas Não Ser Consumido Junto

A discussão sobre consumo se iniciou com a exibição do documentário 'A História das Coisas'. Discutimos sobre como estamos alheios à produção e ao descarte dos produtos consumidos, de como podemos consumir sem extrapolar nossas condições econômicas, de como se criam fantasias sobre a relação entre compra e felicidade e de como se usam as propagandas para nos deixar infelizes com o que temos e nos saciarmos nas compras.
Foi interessante, ao discutir como os jovens gastam suas bolsas, perceber que boa parte deles está usando em casa, que compraram coisas de longa duração pra eles, ou até mesmo estão guardando alguma coisa. Em seguida assistimos alguns comerciais e discutimos como se criam as ilusões sobre a realização pessoal de se comprar certo produto, de como se vende mais do que o produto pode oferecer e de como se reafirmam preconceitos e valores deturpados (ou simplesmente individualistas) nas propagandas.
Também foi bacana ver que alguns jovens têm uma noção da relação custo/consumo interessante, visivel quando falamos, por exemplo, na diferença entre comprar um pastel na lanchonete e comprar massa e fazer em casa!
Após as discussões fizemos uma visita a exposição 'Somos Terra' na Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ, no Ibirapuera. E claro não podíamos deixar de aproveitar e passear no parque. Infelizmente, a turma teve de ir dividida, quem faz experimentação de quinta foi quarta e vice-versa. Mas os jovens curtiram bastante, a exposição é bem interessante e seu formato muito bom pros jovens: dinâmico e interativo! E possibilitou uma visão de meio ambiente que eles não haviam experimentado, sem catástrofe e sem romancismo. Uma visão que trouxe várias outras questões, mas que lembrou que fazemos parte do mundo e os outros seres também. E que todos dependem de todos!
Voltando à sede, a produção foi a partir das técnicas de stencil, onde as jovens fizeram desenhos ou frases que tivessem a ver com a discussão sobre consumo (ou não). O resultado pode ser visto abaixo!








Dia de experimentação grupo dividido em subgrupos.
Para essa exploração foram 7 jovens do subgrupo de quinta-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário