segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Socializando as experimentações

Terça 19 e quarta 20 de Julho de 2011.
Ao olhar pela porta nosso dia começou com o Sol refletindo as águas que nos cerca, as da Represa Billings.


E o Kleber? Cadê o Kleber?
Pois é, ele esta com o Pé imobilizado. Machucou ontem a noite quase de madruga tentando pegar/salvar o Gato. Kkkkk a primeira produção de hoje segundo os jovens é, ensinar o Kleber a salvar o gato sem quebrar o pé...
A discussão iniciada por ele semana passada era sobre o Mundo do trabalho, então teríamos que finalizar a discussão e socializar as experimentações. Como hoje é dia de P. Contas alguns dos dias D para nos coordenadores, dei conta da socialização das experimentações.
Separados por subgrupos de experimentação (Culinária saudável, Projeto Fotográfico de olho e Cidadança) os jovens tinham que pensar uma das vivencias da experimentação que permitisse o grupo experimentar parte dessa experimentação, na socialização com todos.
O grupo de jovens da manhã estão participando de 3 diferentes experimentações o bom disso é que essas experimentações acontecem as quintas-feiras, portanto temos todos juntos e por que não dizer misturados, todas as terças e quartas.
É vocês serão os educadores do encontro de socialização e educador pensa também nos materiais necessários para esse encontro acontecer. E quem disse que Tomate não é material pedagógico? Nesse encontro ele passou a ser...
A lista do subgrupo da experimentação culinária saudável se baseava em: Tomates, beterrabas, alface, azeite, linhaça... etc. Tiveram que se organizar para conseguir frigideira, liquidificador e vasilhas grandes. O projeto Fotográfico de olho precisavam da Internet, então boralá baixar o vídeo e a fotografia que vocês querem. E o subgrupo  da cidadança apenas de uma música calma, muito C   A  L  M  A.
A quarta-feira chegou e junto com ela a ansiedade de Julio e Dhou para experimentar a produção da experimentação de culinária saudável, mas o que era? Segredo, diziam as jovens, somos o ultimo subgrupo a apresentar.
Todos de Pé para um alongamento. O que? A não? Dessa vez não era eu propondo algo para os jovens acordarem como fiz no dia anterior com o Berequetê* e a massagem coletiva em roda.
Mas se não era eu, quem era? Eram os jovens da CIDADANÇA. 



Após o alongamento a música estava no ar os jovenseducadores na sala dando todas as instruções.  Era a dança do espelho, que faríamos em dupla, depois com ‘’duas duplas juntas’’ e por fim com todo o grupo, sempre com um mestre que seria o espelho. Todos dançaram e riram muito e não é que aqui também não tinham a mesma quantidade de meninos e meninas, então na segunda dança que os corpos deveriam se encontrar alguns meninos não queriam dançar com outros meninos. PARATUDO: Foi a jovem Renata que pediu o pause e soltou a reflexão ‘’ Aprendemos que na dana não somos homens e nem mulheres, somos seres humanos...’’ falas de lá e falas daqui sobre esse mesmo assunto então Play no som, voltamos a dança com muitas risadas e com finalização de muitos aplausos para esse grupo.
Depois foi o grupo da experimentação Projeto fotográfico de Olho, que apresentaram um vídeo ‘’câmera escura’’ e falaram sobre a primeira fotografia. Até o momento os jovens não teriam usado as câmeras na experimentação, esse encontro aconteceria amanhã. Então aguarde o próximo encontro de socialização, quem sabe seremos convidados pelos jovenseducadores para uma expedição fotográfica?

E para finalizar o nosso dia, além do calorzinho do brilhante sol tivemos as jovens da Culinária saudável, ensinando a fazer algo que é bem barato e que agradou o paladar de alguns, não todos, a Tapioca com recheio de salada que foi acompanhada de um suco verde simples de fazer que eu levei para os jovens.
Arrisco dizer que agradou a maioria porque as mãos e a boca, é claro, estavam tão ocupadas que ninguém fotografou a tapioca pronta.


* Palavra de origem Tupi-Guarani, que significa "dança da oca forrada". Essa dança, foi desenvolvida pelos índios que detinham o conhecimento da construção de ocas (Ocalelês), e era aplicada numa espécie de ritual logo após o término da coberta de uma oca (ou o seu recobrimento com palhas).

JÁ LEU? AGORA ASSISTA O VÍDEO DO DIA. 




Por Elaine Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário