segunda-feira, 1 de agosto de 2011

''Agora sou anúncio...''

Terça 26 e Quarta 27 de Julho 2011.

‘’Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho. ‘’

O dia de hoje parecia uma espécie particular de ‘’déjá vi’’, para quem esta desde a edição passada deve se lembrar que a educadora também da manhã, quebrou também o Pé e o planejamento para aquela semana era também sobre  CONSUMO... Que doideira, disse o jovem da edição passada Renan Oliveira, acho que no próximo trabalho vou evitar a discussão de consumo para que ninguém mais na história desse programa no Prainha quebre o Pé.

Continuamos no dia que começou com os informes: Oficina Itaú Voluntário, Mostra Beiçola quem quer ir?, combinados para exploração de amanhã e o lembrete para o final do encontro de recarga dos bilhetes para experimentação – Sem esquecer de assinar a planilha de transporte para o nossa gestão coletiva. É preciso exercitar desde agora a gestão coletiva dos recursos, os momentos de projeto se aproximam.

Projetando o vídeo ‘’The Story.. ops por enquanto nada de inglis o vídeo era ‘’A historia das coisas’’ para iniciar a discussão. Alguns gostaram outros não, pareciam querer dormir: ‘’ Eu não entendi nada do que ela falou’’ – Calma Karine, vamos para estratégia de discutir um pouco o vídeo em subgrupo e depois jogar a discussão no Grupão. 2 SUBGRUPOS vamos lá.. 

Batendo um papo
Sobre o sistema linear apresentado no documentário;
Obsolescência Planejada;
Obsolescência Perceptiva;
Ritualização do consumo;

Discussão começou a aquecer, mas é preciso parar para o intervalo e de-repente tomar o lanche lá fora sobre o calor do sol. Chegando na ‘’boa’’ hora, dois visitantes freqüentes Issac da 4° edição e Edy da 3° edição, pois bem jovens de outras edições toma a poesia na mão.

Voltando do Intervalo Issac leu ‘’Eu etiqueta’’ e depois foi a parte que pareceu agradar a todos. PPT com fotos de propagandas que deram ‘’caldo’’ para discutir gênero, juventude como o simbolo da beleza e plenitude, atletas associados a propagandas de drogas (Cigarros e Cerveja), a mulher nos comerciais de Cerveja, as concepções de famílias e o uso das marcas associadas a Produtos como o Bom Bril, cotonetes e gilletes.
‘’Quando vamos as compras não falamos espojas de aço mas Bom Bril, mesmo que a marca seja outra. Não falamos hastes flexíveis (ou não) de algodão mas sim cotonetes, lamina de barbiar mas sim giletes... e assim vai. As propagandas para as crianças, em meio à pausa foi apresentado o comercial ‘’Plantando uma Mercedes’’ com seqüência do trailer do doc. ‘’Alma do negocio criança’’. Voltando as imagens em PPT, inspirada no trailer, fiz uma experiência com os jovens a partir de logos, marcas e brasão:

Os logos abaixo todos sabiam os nomes

 




Já esses outros apenas o segundo um jovem sabia e o terceiro sabiam que estavam nos uniformes das escolas, mas não sabiam o que significava ou de onde eram. Esses são apenas alguns exemplos.

                                 

A idéia era propor uma produção onde os jovens sairiam pela comunidade com os vários símbolos para perguntar para as crianças e jovens se eles sabiam de onde eram. As imagens não teriam nomes, a não ser aquelas como a marca da Boneca loira de cintura fina, que tinha como proposta abordar as crianças que não sabem ler mas que poderiam conhecer a marca. 

A apresentação e proposta de produção eram apenas para aquecer ainda mais o uso das marcas nas propagandas.
E claro que não deixamos de conversar sobre nos como consumista que somos, até porque a idéia não era ‘’demonizar o consumo’’ mas sim discutir sobre ele.

‘’Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer principalmente.) ‘’

A produção com as crianças não deu tempo, mas quem sabe em um próximo encontro. E quem disse que não produzimos nesse? Como bem lembrou a Carol ‘’ A nossa discussão já foi uma produção’’.


E amanhã para onde vamos?
Para exploração SOMOS TERRA na UMAPAZ. Advinha quem veio com nós além do Filho da Pri de 2 anos? A tia que esta de ferias e a irmã de uma jovem, que bom que o convite no encontro com os pais surgiu efeito.
 
Momento foto, nem todos querem aparecer, uns corre para o banheiro e outros para os lados...

Estiveram presentes na exploração 25 jovens.


Já essa outra só to postando porque gostei das sombras. Quem disse que só os jovens aprendem nas experimentações? Salve André Bueno e Paulo.


Por Elaine Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário