segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Topo da Cidade

A exploração ao Pico do Jaraguá foi “a mais louca que a gente fez até agora, melhor até que o clube do Itaú!”, disseram as jovens.
O rolê foi longo, lotação, trem até Osasco, trem até a Lapa, ônibus... Mas valeu à pena! O lugar é lindo, a caminhada é fantástica, os animais fanfarrões e as jovens curiosas!
A subida ao Pico foi cheia de surpresas, encontramos macaquinhos, bebemos água nas nascentes, observamos as árvores, conversamos sobre a natureza e, lá em cima, olhamos ao longe a 'pequena' São Paulo!
Já no comecinho da subida, brindada por um belo sol e céu azul, as jovens perceberam que um passeio na mata convida a roupas mais leves! Calça jeans não foi boa pedida pra subir duas horas e meia de morro!
o começo da subida era de paralelepípedo, mas logo veio o chão de terra! É engraçado ver como a galera reage com certo medo, às vezes nojo, de pisar na terra, tocar nas plantas, nos animais... é a total inversão do princípio da vida, das relações naturais, da interdependência com os outros seres. É como se eles é que tivessem chegado depois e não nós!
Encontramos uma nascentes, uma hora depois do inicio da subida, onde convidei as jovens a beber um pouco d'água. Rá, pensa que alguém se dispôs? É nada! Foi uma boa conversa até a galera entender que aquela água era pura e que a água que a gente recebe em casa é potável, então a primeira era mais "limpa" do que a segunda.
Atentos os jovens logo perceberam os animais correndo em volta. E foram os macaquinhos que deixaram todos mais agitados. Pularam de galho em galho, subiram e desceram pelas árvores, pegaram salgadinho na mão da Carol e do Danilo, desceram até na trilha e correram atrás da gente por ela.
Mais no alto, fomos observando a mudança nas características das árvores, o que seriu de mote pra uma discussão sobre como as plantas se adaptam, reagem e sabem 'pra onde ir' em cada tipo de ambiente. 
Lá no topo, alguns resolveram descansar e não quiseram enfrentar os mais de cem degraus da escada que levava à torre da TV Bandeirantes. Outros subiram e foram brindados pela mais alta visão da cidade!
Na volta, ainda passamos por mais uma nascente, alguns visitaram o casarão antigo e voltamos pra casa!













Nenhum comentário:

Postar um comentário